Animal de poder.

Facilitador da busca do animal de poder.

“Se você falar com os animais, eles falarão com você.
E assim, vocês conhecerão um ao outro.
Se você não falar com eles, não os conhecerá...
...E aquilo que você não conhece, você teme.
... E aquilo que se teme, se destrói.”

A forma mais comum do xamã, e todos que praticam o xamanismo, alcançar o estado alterado de consciência e o mundo espiritual é a jornada ao som do tambor e/ou chocalho, às vezes acompanhado de outros tipos de sons e cânticos. E na jornada que o xamã abre as portas da consciência e viaja até a realidade incomum, conceito trazido pelo antropólogo Michael Harner, onde se conecta com seus aliados. Durante esta viagem ao estado xamânico de consciência, o xamã deixa uma parte de sua alma em alerta para manter suas funções vitais enquanto desloca uma outra porção para as outras dimensões.

Diferente das experiências traumáticas de projeção da alma (acidentes, anestesia e catalepsia), na jornada xamânica entra-se voluntária e propositadamente no mundo incomum, a maioria das vezes seguindo uma rota específica, trilhando caminhos já experimentados e encontrando guias e guardiões. Este estado de consciência vai além do transe, pois inclui o discernimento sábio da realidade incomum para que o curandeiro possa fazer o que precisa e foi previamente conhecido. "Durante este estado, a consciência do xamã se expande, penetrando e compreendendo a realidade incomum e trazendo os resultados desta experiência para curar ou ajudar alguém." É importante destacar que embora o xamã — ou praticante das técnicas xamânicas — mantenha o controle do seu rumo, não sabe o que vai descobrir. Ele se deixa guiar por seus guardiões e mantém o propósito firme, seja o resgate da força vital (dele ou de alguém), de um animal de poder ou fragmentos perdidos de alma (os xamãs acreditam que as pessoas perdem pedaços de alma ao longo da vida e por isso adoecem) ou a extração de alguma energia predadora e nociva.

O poder do Totem torna o homem mais resistente às doenças, ele traz um vigor que repele forças exteriores invasivas (definição que os nativos dão às doenças). Do ponto de vista xamânico, em um corpo cheio de poder não é fácil a entrada das energias doentias. Nos antigos tempos paleolítico e neolítico (35.000 a.C. a 3.000 a.C.) e nas selvas primitivas mais recentes, o homem aprende sobre os animais, observando-os em seu habitat, como se relacionam, onde reside o seu poder. Os povos primitivos, vendo ainda hoje ligados à natureza, tentam capturar este poder imitando-os, observando, dançando, usando seus elementos, como penas, chifres, ossos, etc.

Tanto para quem chama os animais de poder para realizar rituais de cura e expansão da consciência, quanto para quem se volta para si buscando se curar e às suas relações, os espíritos guardiões aí estão, prontos a caminharem com os humanos, dando-lhes suporte e energia para se tornarem pessoas melhores, mais responsáveis e comprometidas com o bem-estar da Terra e de todos os seres que nela habitam. E como lembra o antropólogo Michael Harner, que se tornou xamã experienciando suas teorias, "os espíritos guardiões são sempre benéficos. Jamais prejudicam aquele que os possui (...) por mais feroz que possa parecer. Trata-se de um espírito a ser exercitado, não exorcizado".

Valor da busca individual R$ 65,00